segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Biomedicina no Brasil



Biomédico

"Biomédicos são profissionais que se dedicam à pesquisa biológica aplicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças"
Fonte: Redação Brasil Profissões



O que é ser biomédico?

Os biomédicos são profissionais que se dedicam à pesquisa biológica aplicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, conduzindo experiências acerca dos efeitos de medicamentos, hormônios, soros e outras substâncias em órgãos, tecidos e funções vitais do organismo humano. Suas invenções e descobertas aliam o rigor científico da pesquisa pura com as exigências práticas do tratamento médico de pacientes vítimas das mais diversas patologias. Esse profissional deve ter consciência no auxilio de diagnóstico com o objetivo da saúde do paciente.

Quais as características necessárias para ser biomédico?

É necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, exatidão, meticulosidade, iniciativa e perseverança.
Características desejáveis:
  • atenção a detalhes
  • capacidade de análise
  • capacidade de concentração
  • capacidade de observação
  • capacidade de síntese
  • curiosidade
  • gosto pela pesquisa e pelos estudos
  • habilidade para trabalhar em equipe
  • interesse pelas ciências
  • método
  • raciocínio lógico desenvolvido


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área de biomedicina é amplo e muito promissor. A maioria dos recém-formados inicia a carreira no setor privado trabalhando em laboratórios particulares de análises clínicas - setor que tradicionalmente emprega muitos biomédicos, no Brasil, mais de 80% dos profissionais Biomédicos trabalham neste setor.
Hoje também há bastante espaço para o biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises clínicas).
Os profissionais brasileiros da biomedicina estão entre os melhores do mundo, liderando importantes pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Há perspectivas de que até o final da década, com a conclusão desse projeto, o setor de biotecnologia, sobretudo nas áreas de vacinas e novos medicamentos, passe a contratar de maneira agressiva. É bastante provável que a maior parte dessas novas vagas sejam abertas naqueles países que atualmente lideram a indústria farmacêutica internacional, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França e Suíça. Todavia, há carência de profissionais qualificados mesmo nesses países, os quais seguem contratando especialistas estrangeiros desde meados da década de 1990. A excelente reputação dos biomédicos brasileiros aumenta significativamente as chances de colocação no exterior.